Caminhos do Contar
Dizem que o importante é caminhar, nem tanto o destino, mas o caminho nos molda e nos revela possibilidades e aprendizados. O 'Caminhos do Contar' é um lugar de aprender o caminho dos contos. Um encontro de mestres-aprendizes na arte de narrar histórias. Pensar e elaborar a maneira maneira de abordar o tema à luz da psicologia, práticas e saberes. Trabalhando o que é a cultura popular; autores e recolhedores de contos; métodos de leitura e escrita e muito mais. Voltado a educadores, pais, professores e interessados na arte narrativa.
“Precisamos
de histórias, de poemas e de toda a literatura possível na escola, não para
sublinhar ideias principais, mas para favorecer uma educação sentimental. Não
para identificar a moral da história, ensinamentos e valores, mas para
empreendermos essa antiga tarefa do “conhece-te a ti mesmo” e “conheça os
demais”. [...] criando, ao mesmo tempo, um clima de introspecção e condições de
diálogo, para que, em torno de cada texto, possam ser tecidas as vozes, as
experiências e as particularidades de cada criança, de cada jovem de carne e
osso, com seu nome e sua história.
Um professor de leitura é, simplesmente, uma voz que conta; uma mão que abre portas e traça caminhos entre a alma dos textos e a alma dos leitores. E para fazer seu trabalho não deve esquecer que, para além de professor, é também um ser humano [...] E seus textos de leitura não são apenas os livros, mas também os leitores. [...] Quando saírem do colégio e esquecerem datas e nomes, poderão recordar a essências dessas conversas de vida que se teciam entre as linhas. No fundo, os livros são isto: conversas sobre a vida. E é urgente, sobretudo, aprender a conversar.”
(Reyes, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar – Literatura, escrita e educação. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012. pg. 28-29)

Um professor de leitura é, simplesmente, uma voz que conta; uma mão que abre portas e traça caminhos entre a alma dos textos e a alma dos leitores. E para fazer seu trabalho não deve esquecer que, para além de professor, é também um ser humano [...] E seus textos de leitura não são apenas os livros, mas também os leitores. [...] Quando saírem do colégio e esquecerem datas e nomes, poderão recordar a essências dessas conversas de vida que se teciam entre as linhas. No fundo, os livros são isto: conversas sobre a vida. E é urgente, sobretudo, aprender a conversar.”
(Reyes, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar – Literatura, escrita e educação. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012. pg. 28-29)
![]() | |
Discutindo bullying e identidade de gênero - Secretaria Educação Guarulhos |
![]() |
Educadores do BOMPAR, Biblioteca Hans Christian Andersen |
|
![]() |
Produção editorial - Secretaria Educação Guarulhos |
![]() |
Ori-in - workshop com massoterapeutas - Centro de terapias Naturais - Guarulhos |
Comentários
Postar um comentário